Curiosidades

História do Primeiro Carro no Brasil

E aí, amante de som automotivo, já se perguntou sobre a história do primeiro carro no Brasil? É exatamente a respeito dessa curiosidade que iremos discorrer logo abaixo. Ainda nesse sentido, lembramos que conteúdos como esse e muitos outros podem ser encontrados aqui no blog. Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar todas as novidades, curiosidades, análises, comparativos e dicas automotivas.

Nem só de aviação viveu Santos Dumont

Em primeiro lugar é importante observar que antes de ser conhecido como o pai da aviação, Alberto Santos Dumont  em 1891 retornava da França para o Brasil, vindo a desembarcar no Porto de Santos em 1891, trazendo consigo o primeiro automóvel para o solo brasileiro. Assim, tratava-se de um Peugeot Type 3 Vis-a-Vis, chamado pelos franceses de Voiturette, uma vez que apresentava semelhanças com uma charrete. O veículo contava com motor Daimler, à gasolina, possuindo dois cilindros em V e 3,5 cv de potência, a velocidade máxima era de 18 km/h. Certamente foi algo revolucionário para a época.

Aquisição para estudo

Após o desembarque o veículo seguiu para a residência de Santos Dumont no centro da capital paulista. Um fato inegavelmente curioso é que o carro não era visto andando pelas ruas, por isso ficou subentendido de que Alberto Santos Dumont teria realizado a aquisição do veículo para estudo. Ademais constam relatos de que após algum tempo Henrique Santos Dumont (irmão mais velho) passou a circular com o automóvel nas ruas e em seguida veio a ser conhecido como o primeiro proprietário de um veículo de motor a explosão no Brasil.

Primeiro veículo emplacado

Em último lugar refente às curiosidades da história do primeiro carro no Brasil, destacamos que em 1900 a prefeitura promulgou uma lei que passou a regulamentar o pagamento de uma taxa obrigatória para circulação de veículos. Logo após,  Henrique Santos Dumont, irmão mais velho de Alberto, tentou a isenção do tributo referente a outro veículo, mas não obteve êxito. Nesse sentido, o primeiro veículo a constar placa no Brasil, pertenceu ao conde Francisco Matarazzo em 1903, quando o emplacamento de automóveis tornou-se obrigatório na cidade de São Paulo

Interaja com a gente

Para finalizar esta matéria referente à história do primeiro carro no Brasil, destacamos que queremos conhecer suas dúvidas e sugestões, logo abaixo no campo de comentários. Além disso, aproveite para acessar nosso site e conhecer os melhores produtos no segmento de áudio automotivo. Enfim, até o próximo conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *