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Como escolher o pneu ideal para o meu carro?

pneu

Escolher o pneu certo para o seu carro, nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais, se não sabemos interpretar ele. É um componente durável, escolhendo o tipo correto, vai lhe garantir maior segurança e conforto na hora de dirigir, e assim você evita um desgaste precoce.

Certamente se você escolher um pneu errado, pode e vai causar problemas na suspensão do carro, na caixa de direção, terminais e diversos outros componentes, prejudicando na hora de conduzir o seu veiculo. Colocando assim, não só a sua vida, mas as demais em perigo.

  1. O que significa os números no pneu? E para que servem?

Na hora de comprar um pneu, é importante saber o significado de cada número e letra na lateral do mesmo, porque você pode correr o risco de comprar diferente do seu original.

Vamos ver então um exemplo:
P175/70R 13 92H

Os primeiros conjuntos de letras e números mostram quais são as medidas, a forma de construção e também para qual tipo de carro o pneu foi desenvolvido.  A leitura desses valores é feita da seguinte forma:

P – Indicado para veículos de passeio;

175 – Largura, em milímetros;

70 – Altura da lateral, sendo 70% do tamanho da largura, ou seja, 122,55 mm;

R – Roda (radial)

13 – Indicam o tamanho da roda que deve ser usada

1.1 Carga suportada

Esse parâmetro indica qual é o peso Maximo que o pneu suporta, usando uma calibragem ideal. Ele vem marcado logo após as indicações das medidas. No exemplo usado acima o número representado é o 92. Mas este não é o numero em Kg que ele suporta, por isso existe uma tabela para poder consultar:

1.2 Velocidade

Após o índice de carga é possível ver qual é a velocidade máxima que o pneu poderia suportar. Para este exemplo que usamos, ele está sendo representado pela letra H (imagem abaixo), que seria uma velocidade Maximo de 210km/h:
Existem alguns modelos que são mais comuns de serem encontrados, são:

Pneu

1.3 Treadwear (durabilidade)

Com valores entre 60 e 700, esse número indica a durabilidade de um pneu. Quanto maior o numero, quer dizer que terá mais resistência. Porém, vale lembrar que o desgaste também depende de outros componentes do veículo. Portanto, um treadwear 200 pode durar mais que um de valor 300, dependendo das condições, um exemplo, os amortecedores.

Mesmo esses números sendo alto, não quer dizer que é a melhor opção. Pneus que são macios tende a desgastar mais rápido, porém, geram mais aderência, sendo melhores em curvas e frenagens. Estes números quanto maior o treadwear, mais dura será a borracha da banda de rodagem.

  • Etiqueta padrão “UE”

Todos os pneus comercializados no Brasil, a partir de abril de 2018, deverão ter essa etiqueta. Porque facilita a leitura dos seus tipos e indicando quais são as suas principais características. Na Europa  já é utilizado esse tipo de etiqueta. Ela traz informações sobre consumo de combustível, geração de ruídos e aderência em piso molhado.

  1. Consulte no manual do fabricante do veículo

É muito importante seguir o que vem no manual do carro, para ficar padronizado. No manual você encontra as principais características do pneu correto para seu veículo, como a largura, tamanho e pressão ideal. Não seguir o que vem descrito no manual pode causar sérios danos à suspensão do veículo e ao sistema de direção, além de aumentar o risco de acidentes.

Cada componente é projetado para aguentar um determinado peso. Assim, se você usar pneus incorretos, pode acontecer de ultrapassar os limites testados pelo fabricante podendo causar um desgaste excessivo e conseqüentemente uma quebra.

  1. Identifique o tipo de carro que você tem

Os carros possuem o pneu ideal e saber identificar te ajudará a comprar. Sabendo as letras gravadas nas laterais, sabe que, para carros de passeio, o recomendado é aquele que tenha a inscrição “P”. Se este não é o seu caso, existem alguns outros modelos, sendo esses:

LT – Indicado para caminhões leves e alguns tipos de SUVs maiores.

ST – Indicados para reboques e motor-homes.

C – Usados em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

  1. Verifique os locais onde o veículo é mais usado

Você precisa saber onde o carro é mais utilizado, para escolher corretamente o pneu. Em ambientes urbanos, a velocidade atingida é menor. Portanto o índice de velocidade pode ser baixo, como por exemplo aquele indicado “Q”, até 160 km/h. Agora se ele for usado para viagens ou grandes trajetos, onde a velocidade é maior, é recomendado o uso das categorias “S” ou “T”.

É muito importante estar atento ao terreno onde se trafega. Porque existem pneus que são indicados para uso no asfalto ou somente para terra e outros que são apropriados para os dois tipos de terrenos.

  1. Banda de rodagem

Para determinar e definir a banda de rodagem e largura do pneu é preciso se atentar em que tipo de terreno você costuma andar mais. Os desenhos ou sulcos são responsáveis por escoar a água. As bandas de rodagem são simétricas, sendo ambas iguais. Assim o recomendável, é que seja para uso urbano, sendo essa a mais comum em carros de passeio.

Entre o lado esquerdo e direito, existem algumas diferenças assimétricas. Isso se dá, para garantir um melhor escoamento da água, trazendo mais estabilidade ao seu carro em curvas. Além disso, melhora o desempenho em frenagens. Em pneus off-road, além dos sulcos, que nesse caso, servem para eliminar a lama e outros detritos, são usados blocos de borracha, trazendo mais tração.

  1. Nunca exagere na largura

Claro que quanto maior a largura do pneu, e os desenhos dos sulcos, acabam por afetar a tração. Se aumentar essa medida, o contato do veículo no solo é maior e muito melhor, porém isso poderá aumentar o consumo de combustível. Causando também um estresse aos componentes da suspensão e da direção.

  1. Sempre esteja atento ao peso máximo suportado pelos pneus

Uma dica que precisa ser levada em consideração principalmente para quem quer colocar em sua pick-up, SUV’s, pequenos caminhões e vans. Se você tem o costume de lotar o carro de gente, ou carregar muito peso, procure pneus com um índice maior, para que assim não tenha um desgaste precoce.

  1. Sempre evite pneus recauchutados e marcas desconhecidas

Pneus costumam ter vida longa e quando são de qualidade, podem durar, até 60.000 quilômetros, dependendo das condições. Por mais bonito que eles estejam, por fora, por dentro podem estar um verdadeiro caos. Além disso, o material usado pode não ser de boa qualidade e o barato acaba saindo muito mais caro.

Finalmente seguindo essas dicas você garante um produto de ótima procedência, e evita as dores de cabeça. Não coloque a sua vida em risco

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