CuriosidadesReview

8 Dicas que você precisa saber para comprar um capacete

1 Por que preciso de um bom capacete?

Bom, quando compramos uma moto, normalmente ele acompanha um capacete seja ele de brinde, ou seja, aquele um mais barato só pra não levar uma multa. Infelizmente, não damos a devida importância para este equipamento de segurança que é de extrema importância, mas porque ele é importante?

Caro terráqueo, depois de vários estudos chegamos à conclusão que, por mais que você seja aquele condutor consciente, que sempre anda com sua moto em baixa velocidade, infelizmente sabemos que existem muitos condutores que não respeitam as leis de trânsito. E não há nenhum equipamento de segurança, como os carros, que tem o cinto, toda a carcaça em volta, que dá uma protegida a mais. Por isso devemos ter um bom capacete, para que assim possamos evitar o pior.

2 Quais as opções e modelos de capacete?
2.1 Capacetes Três quartos • Onde comprar?

Capacetes Três quartos
São modelos abertos que cobrem uma parte da cabeça, deixando livre o seu rosto. Te dando  a sensação de vento no rosto, o grande problema é a falta de proteção ocular. Pensando nisso, resolveram fazer essa adaptação, para diminuir os riscos. Com isso, podemos aproveitar os seus benefícios, sendo eles o aumento da visão e uma boa capacidade de comunicação.

2.2 Turismo / Face inteira • Onde comprar?

Turismo / Face inteira
Este é o modelo mais comum encontrado no mercado, possuindo diversas categorias de preço e de qualidade. Desde o mais simples que acompanham motos de baixo valor, como também outros com design e materiais futuristas, que proporcionam grande quantidade de segurança.

2.3 Articulável / Escamoteável / Modular • Onde comprar?


Este modelo tem crescido nos últimos anos, por conta da facilidade que eles propõem. Eles possuem um diferencial com essa mobilidade da parte frontal, que te dá à opção de manter a proteção completa ou com a face aberto, ou ainda três quartos.

 2.4 Corrida / Off-Road • Onde Comprar?

Corrida / Off-Road
Desenhados para uso estremo, esses capacetes de corrida, tendem a ser mais leves e confortáveis,  sem sacrificar a segurança. Fabricado com matérias como fibra de carbono entre outros compostos. A grande vantagem deste capacete, é manter a segurança sem atrapalhar a visão, nem incômodos que podem surgir e etc. Trabalham com ótima ventilação, viseiras mais amplas e maior segurança na altura da boca.

3 Como escolher o melhor capacete

Fatores como cor, preço são irrelevantes nesse momento, o primeiro de tudo deve ser a segurança, então assim, quanto maior a qualidade do casco melhor, por isso devemos nos atentar qual nota ele recebeu nos testes da Sharp. Outro ponto é a ventilação, não só pelo conforto, mas principalmente para não embaçar a viseira

4 Qual é o tamanho certo?

Existem medidas padrões para que você possa comprar na medida certa, basta ter em mãos uma fita métrica, para assim medir a circunferência da sua cabeça, segue um exemplo e as medidas abaixo.

Sempre verifique essas medidas para que possa comprar o capacete na medida certa, pode ser o melhor capacete do mundo, se for largo logo será inútil, ao invés de te proteger, poderá te machucar ainda mais.

5 Custo x beneficio

Não existe uma regra, que o barato é o pior, ou que aquele mais caro é o melhor, às vezes podemos estar sendo enganados, então procure sempre marcas reconhecidas pelo seu desempenho em testes de resistências, como os testes da SHARP, não deixe de levar isso em consideração, se tiver que tirar algo financeiramente falando que seja na aquisição da moto, mas nunca abra mão de gastar na hora de escolher um capacete.

Afinal, quanto vale sua vida?

6 Que cuidados devo tomar com o capacete?

Não retire nenhum dos selos de segurança do capacete, por exemplo, aquele do Inmetro; sempre deixe sua viseira limpa; se for fazer uma viagem mais longa, de preferência para viseiras transparentes, ou pelo menos leve uma de reserva, viseira fumê ou espelhada não é uma opção para quem vai voltar à noite, você poderá estar correndo risco de não enxergar em pistas sem iluminação.

Existem alguns capacetes que possuem viseiras de proteção removíveis, e podem ser lavadas à mão com sabão. Fazendo isso, está zelando pela sua própria segurança, pois irá melhorar significativamente o seu campo de visão. Portanto, deve ter uma atenção especial ao limpar a viseira de proteção, utilize um pano macio para evitar o aparecimento de arranhões.

Se a viseira do seu capacete tiver qualquer tipo de arranhão, tenha cuidado, pois eles são os principais responsáveis pela distorção da vista dos motociclistas, principalmente no Inverno, dando uma má percepção da origem das luzes dos outros veículos, o que pode ser muito perigoso na condução.

Outras dicas são:
  • O local ideal para guardar o capacete, é em um local plano, seco e com temperatura agradável. Pois a exposição prolongada a temperaturas extremas podem corromper a eficácia dos capacetes.
  • Sempre depois de ter o limpado, verifique se está completamente seco, caso contrário pode deformar o seu forro interior.
  • Evite manusear qualquer tipo de produtos tóxicos próximos ao capacete, pois podem corroer ou danificar a proteção do capacete.
  • Não apertar demais os parafusos, corre o risco das partes do capacete se partir, se forem de plástico, ou até mesmo rasgar se for de alumínio
  • Sempre limpe o sistema de ventilação, que evita a viseira embaçar. Freqüentemente esta área se encontra acumuladas todo tipo de sujeira e poeira. Pegue um compressor de ar, para ventilar e retirar o que tem impedido a circulação de ar
7 Capacete tem validade? Qual é à hora certa de trocar?

Quanto às etiquetas com a indicação da vida útil ou prazo de validade do capacete, inseridas por conta dos fabricantes, o Denatran alerta que se trata de uma mera substituição do equipamento.

“Não há nenhum problema em se utilizar capacetes por períodos superiores há três anos. Desde que bem conservados. Que possuam o selo do INMETRO, e se ajustem adequadamente à cabeça. Não tenham sofrido quedas ou estejam sem rachaduras”

Em relação à vida útil do capacete, é preciso ficar atenta às seguintes recomendações:

1- Não tenha sofrido queda.
2- As peças precisam ser originais (nada de gambiarra, hein!).
3- A espuma interna precisa estar firme.
4- O capacete não pode estar frouxo, ou girar na cabeça.
5- É imprescindível que tenha o selo do INMETRO.
6- Cinta jugular esteja em boas condições.

8 Comprar em lojas de confiança

Não há nada mais ruim do que você comprar em um lugar que não te dá um retorno, que não te dê garantias do produto, que só tem dor de cabeça.
A ViniSound já está no mercado a mais de 5 anos, trabalhando constantemente para encontrar produtos de qualidade, produtos originais, para satisfazer nossos clientes, ainda mais quando se trata de um produto de extrema importância. Segue abaixo o link para você adquirir o seu capacete.

Capacetes • Vinisound
capacetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *